Medicações Antifibróticas para o Pulmão

Fibrose Pulmonar
Fibrose Pulmonar: Conheça os sintomas e tratamentos da doença
10 de janeiro de 2022
A saúde do pulmão e o amianto
7 de abril de 2022
Medicações Antifibróticas para o Pulmão

Pela primeira vez na história da pneumologia, em 2011, surgiram medicações antifibróticas, e essa foi a primeira gota de esperança para a Fibrose Pulmonar Idiopática. Nesse ano, foram publicados os resultados de drogas com alguma eficácia para essa doença.

Até então, nós pneumologistas passamos muitos anos utilizando medicações que não possuíam efetividade e nos restava observar a progressão da doença.

Quase uma década após, em 2019, outros desdobramentos desses estudos foram realizados e as drogas foram sendo aplicadas para outros subtipos de fibroses.

Neste blog, deixo as principais perguntas, respostas e curiosidades dessa classe de droga. Acompanhe:

Principais dúvidas e curiosidades sobre as medicações antifibróticas para o pulmão

Quais são as medicações consideradas como antifibróticos?

O nintendanibe e a pirfenidona são duas medicações orais que são consideradas como antifibróticas para tratamento de fibroses pulmonares progressivas.

Qual a diferença entre o nintedanib e a pirfenidona?

Do ponto de vista de eficácia, os estudos mostram que dentre essas duas medicações antifibróticas, ambas as drogas, Nintendanib e Pirfenidona são eficazes no tratamento para fibroses pulmonares.

Os desfechos avaliados são:

• mortalidade;
  • queda de função pulmonar;
  • hospitalizações.

As drogas têm perfis de efeitos colaterais semelhantes.

Vale lembrar que, uma vez instalada a fibrose pulmonar, ela é irreversível e não tem cura.

As medicações antifibróticas têm como objetivo principal desacelerar o processo de cicatrização anômala.

Como os antifibróticos funcionam?

Tanto o Nintendanib quanto a Pirfenidona inibem a formação de fibrose.

Em termos celulares, isso quer dizer que evitam a substituição de pulmão saudável pela formação de fibras de colágeno, especialmente o colágeno tipo I.

A diferença em cada droga se dá no mecanismo bioquímico em que isso ocorre.

Quais são os efeitos colaterais dos antifibróticos?

Enquanto no uso do Nintendanib os efeitos mais importantes são a dor abdominal, diarreia e fadiga; para a Pirfenidona os sintomas são fadiga, lesões cutâneas e falta de apetite.

As reações cutâneas têm a característica de se apresentarem em áreas de exposição solar, como rosto e braços.

Quem deve usar medicações antibróticas para o pulmão?

Os pacientes com indicação de uso de antifibróticos são pacientes com Fibrose Pulmonar Idiopática e com evidências de progressão de doenças.

As medicações antifibróticas podem ser utilizadas em outras doenças pulmonares fibrosantes e com manifestações de progressão, apesar de ter menos evidência científica.

Essas outras condições são pneumonite de hipersensibilidade, pneumonite intersticial relacionada a doenças autoimunes, entre outras.

Referências:

1. Finnerty, J.P., Ponnuswamy, A., Dutta, P. et al. Efficacy of antifibrotic drugs, nintedanib and pirfenidone, in treatment of progressive pulmonary fibrosis in both idiopathic pulmonary fibrosis (IPF) and non-IPF: a systematic review and meta-analysis. BMC Pulm Med 21, 411 (2021).
  2. Moor, C.C., Mostard, R.L.M., Grutters, J.C. et al. Patient expectations, experiences and satisfaction with nintedanib and pirfenidone in idiopathic pulmonary fibrosis: a quantitative study. Respir Res 21, 196 (2020).