Lavagem nasal: como fazer corretamente? Cuidados com dispositivos de alto volume

O uso prolongado de Prednisona traz riscos para a saúde?
21 de dezembro de 2022
Como usar corretamente a bombinha de asma?
2 de fevereiro de 2023
 

Lavagem nasal: cuidados e como fazer corretamente

Se você está resfriado ou com alergia, a lavagem nasal pode aliviar a congestão que o impede de respirar e de ter uma boa noite de sono. Contudo, é necessário saber como fazer isso corretamente para evitar complicações.

Afinal, essa prática, quando não realizada de forma adequada, pode ser irritante, ineficaz e até mesmo prejudicial. Portanto, você deve tomar alguns cuidados, sobre os quais falaremos mais no artigo de hoje, para fazê-la com segurança.

Dessa forma, poderá ser muito útil, tanto para adultos quanto para crianças. Sendo assim, se você deseja saber como fazer a lavagem nasal corretamente para obter o alívio de que precisa sem problemas, continue a leitura!

O que é a lavagem nasal?

O muco atua como protetor do nosso sistema respiratório. Ele ajuda a filtrar o ar e capturar bactérias, vírus, poeira e outras substâncias, com a finalidade de tornar o ar que chega aos pulmões o mais limpo possível. 

No entanto, em alguns casos, ele pode acumular substâncias às quais ocorrem sensibilidade e alergias. A lavagem nasal, então, consiste na aplicação de uma solução salina na cavidade nasal. Essa é uma técnica feita para lavar bem a parte interna da cavidade nasal de forma a fluidificar e remover todo o muco ali presente. Isso traz benefícios como a remoção de catarro e impurezas, resultando na descongestão nasal e liberando as narinas para que haja uma melhor respiração. 

Dessa forma, atua como complemento no tratamento da rinite, sinusite e no alívio dos sintomas de resfriado, nariz seco e outras condições que podem causar obstrução nasal ou outros desconfortos. E, em consequência do controle da enfermidade nasal, há melhora no controle de doenças pulmonares.

Trata-se, portanto, de uma maneira segura de livrar o nariz de muco espesso ou seco. Também é eficaz para limpar as passagens nasais de poeira e outras substâncias, como o pólen. Assim, desentope o nariz sem o uso de determinados descongestionantes nasais, que, quando usados em excesso, podem prejudicar a pessoa.

Como fazer a lavagem nasal?

A lavagem nasal é um procedimento simples, do tipo faça você mesmo. Assim, pode ser feito em casa com apenas alguns suprimentos. Existem diversas formas de realizá-la, mas se for a primeira vez, o melhor é fazer da forma mais simples.

Fique na frente de uma pia ou bacia. Encha uma seringa com aproximadamente 5 a 10 ml de soro fisiológico. Incline o corpo um pouco para frente e, ao mesmo tempo, incline a cabeça ligeiramente para o lado. Então, despeje a solução pressionando a seringa. Durante o procedimento, respire pela boca, assim você ficará mais confortável.

O líquido deve sair pela narina oposta. Depois, incline a cabeça para o lado oposto e repita a operação na outra narina. Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

Quais cuidados devem ser tomados?

A lavagem nasal é muito útil para aliviar sua congestão, mas é importante que você use a técnica adequada. Para isso, é importante ter cuidado, a fim de evitar possíveis complicações.

Algumas pessoas optam por usar misturas caseiras. No entanto, é importante realizá-la com produtos específicos para essa finalidade, pois são preparações que não danificam nem irritam a mucosa. Essa técnica, portanto, deve ser feita com uma solução salina, como o soro fisiológico.

Durante o procedimento, se notar a solução descendo pela garganta ou pelos ouvidos, incline mais a cabeça para que saia pela narina oposta. 

Além disso, existem marcas que vendem soluções para lavagem nasal que já vem com dispositivos de alto volume. Mas, ao terminar os envelopes, algumas pessoas resolvem usar esses frascos apenas com água para limpar as narinas. Você deve ter cuidado! 

Jamais utilize o frasco de alto volume apenas como água, sem adição de sais, sobretudo na faixa pediátrica. Isso pode causar dor e irritação no nariz. Obedeça às instruções do fabricante e, em caso de dúvidas, procure ajuda de um profissional da saúde.

Agende sua consulta com o Dr. Ramiro!

Fazer a lavagem nasal corretamente ajuda a descongestionar o nariz, o que significa bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Mas, se você sofre de congestão nasal com frequência, deve procurar um médico e realizar exames para descobrir as causas.

Portanto, agende sua consulta com o Dr. Ramiro Sienra! O Dr. Ramiro é um médico pneumologista especializado que tem a missão de oferecer os melhores cuidados à sua saúde. O atendimento é humanizado e prioriza o bem-estar de cada paciente. Entre em contato agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *