Quais são os malefícios provocados pelo cigarro à nossa saúde?

10 hábitos que ajudam a melhorar o refluxo gastroesofágico
15 de fevereiro de 2023

Homem segurando um cigarro e tossindo, sofrendo com os malefícios do cigarro

Existem muitos fumantes em todo o mundo. Não é novidade para eles ou qualquer outra pessoa que esse hábito pode ser prejudicial. Contudo, quais são os reais malefícios do cigarro?

Falar sobre esse assunto se faz cada vez mais importante. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por cerca de 8 milhões de mortes ao ano

A sua fumaça contém mais de quatro mil compostos nocivos, dos quais mais de trinta são altamente perigosos. Apesar dos números chocantes, há muitas pessoas que continuam a fumar todos os dias.

Inclusive, durante muito tempo, o tabagismo foi considerado um passatempo universal. Todos os tipos de eventos sociais ou esportivos estavam associados a esse hábito pouco saudável.

Portanto, é válido enfatizar as consequências nefastas que o fumo tem para a saúde. Então, como é que o tabaco afeta o nosso organismo? No artigo de hoje você vai conferir os malefícios do cigarro. Continue a leitura!

 

Malefícios do cigarro: como o tabagismo afeta a nossa saúde?

Várias pessoas que fumam costumam alegar que o tabagismo não é “tão ruim”. Até mesmo usam de parâmetro alguém que fumou durante muitos anos e acabou falecendo de complicações não relacionadas aos malefícios do cigarro. 

No entanto, não podemos nos basear em casos raros e que fogem das estatísticas. A própria OMS considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Então, não há como contornar isso. Fumar é ruim para sua saúde e de todos ao seu redor.  Inclusive, o cigarro é uma das drogas mais nocivas à saúde que existem. Ele pode danificar quase todos os órgãos do corpo, causar muitas doenças e reduzir o bem-estar geral dos fumantes. 

A luta contra o tabaco é, portanto, uma prioridade de saúde pública e também uma importante questão social. Pensando nisso, confira a seguir alguns dos principais malefícios do cigarro:

 

O cigarro pode causar câncer

Poucas substâncias são tão associadas ao surgimento de cânceres do que o cigarro. Por exemplo, o tabagismo aumenta em até 40 vezes o risco de desenvolver câncer de pulmão.

Isso acontece porque o cigarro contém substâncias cancerígenas. Elas são absorvidas pelo organismo e direcionadas para a corrente sanguínea. Ali, elas se espalham por todo o corpo.

Fumantes também têm maior risco de recorrência na doença, assim como é maior a chance de mortalidade em casos mais graves e complicados. 

Além do pulmão, outro dos malefícios do cigarro é que o uso do tabaco também pode afetar o esôfago, a laringe, a garganta e a boca, bem como outros órgãos e partes do corpo.

 

Doenças pulmonares

Juntamente com o câncer, os problemas respiratórios são as consequências mais comuns do tabagismo. É comum ver que os fumantes perdem a capacidade pulmonar. Também são mais propensos a sofrer com doenças que reduzem a qualidade de vida e podem até levar à morte.

Como é o caso, por exemplo, de:

  • Bronquite crônica;
  • Asma;
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
  • Enfisema pulmonar;
  • Pneumonia. 

Além disso, os filhos de fumantes estão mais sujeitos a ter asma e outras doenças respiratórias.

Por esses motivos, é importante procurar um médico pneumologista para diagnosticar qualquer sintoma precocemente e tratar o quanto antes possível. Desse modo, evitando complicações no futuro.

 

Problemas cardiovasculares

Entre os malefícios do cigarro, é importante também falar sobre o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque o tabagismo envenena o sangue e danifica as artérias. Assim, promove coágulos sanguíneos e enfraquece as paredes dos vasos sanguíneos no cérebro. 

Como resultado, aumenta o risco de ter infarto, derrame, doença arterial coronariana e até mesmo de morrer prematuramente.

 

Problemas de pele 

Os efeitos negativos do tabaco incluem problemas de pele. Afinal, as substâncias contidas no cigarro causam a degradação das fibras elásticas da cútis, o que favorece o aparecimento de rugas. Também faz com que a pele perca a luminosidade e fique com uma cor acinzentada.

Além disso, outros malefícios do cigarro para a pele incluem olheiras marcadas, imperfeições, tez ressecada e perda de firmeza. Desse modo, revela os sinais do envelhecimento.

Sim, o tabaco é o principal culpado do envelhecimento precoce da derme. Juntamente com o sol, tem um efeito fototóxico na pele que leva à degradação do colágeno e, portanto, à perda de elasticidade.

 

Maior propensão a outros problemas de saúde e doenças

Uma taxa mais alta de suscetibilidade a certas doenças, como úlceras estomacais, foi encontrada em fumantes. Da mesma forma, também há menos imunidade a doenças infecciosas.

Em quem fuma, a cicatrização após uma lesão é mais complicada. Além disso, muitos dos componentes presentes no tabaco são extremamente tóxicos e podem levar a outras doenças crônicas graves. 

Ainda há uma maior probabilidade de sofrer com problemas de fluxo sanguíneo nas pernas e, no caso dos homens, no pênis, o que causa problemas de ereção. 

 

Consequências emocionais relacionadas aos efeitos negativos do tabaco na saúde

Levando em consideração todos os efeitos adversos causados ​​pelo tabaco, os efeitos físicos nocivos afetam as emoções e vice-versa. Assim, uma pessoa que sofre com os malefícios do cigarro, provavelmente sofrerá alterações em seu humor e tentará fazer mudanças em relação ao seu vício. 

Mas não é necessário sofrer de uma doença específica. Você pode experimentar alterações físicas causadas pelo uso do tabaco. Como, por exemplo, perceber menor capacidade ou maior cansaço até nas atividades do dia a dia, o que costuma causar frustração e tristeza.

Em sentido contrário, sofrer um acontecimento traumático gera um estado emocional que induz a um maior consumo de tabaco. Ou mesmo voltar a fumar naqueles que pararam. Qualquer que seja o caso, é válido ressaltar que o uso do tabaco:

 

Aumenta a probabilidade de depressão

É um equívoco pensar que o tabaco está diretamente relacionado a um melhor estado de espírito. Na verdade, fumar aumenta o risco de sofrer de depressão. 

O que acontece é que fumar em situações estressantes “acalma” os efeitos da síndrome de abstinência que causa o vício. Ou seja, não existe uma relação direta entre fumar e melhorar o seu humor.

 

Causa a sensação de perda de controle

Muitos fumantes sentem uma certa privação da liberdade, no sentido da perda do controle de si que isso implica um vício na vida. Seu equilíbrio interior pode ser afetado por não conseguir se controlar quando sentir vontade de fumar um cigarro.

 

Aumenta o sentimento de rejeição

Alguns fumantes se sentem rejeitados em determinadas situações. Por exemplo, ir a casa de um amigo e não poder fumar lá dentro ou encontrar complicações na procura de um apartamento para dividir, porque não fumar é um requisito.

 

O tabagismo ainda reduz a expectativa de vida

Muitas pessoas desconhecem este fato. Mas, no Brasil, o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano. Não se trata apenas das doenças consideradas clássicas associadas ao cigarro, como câncer de pulmão, mas também de outras condições como cardiopatias e úlcera gástrica, por exemplo.

Isso porque fumar não só acelera o envelhecimento da pele como também reduz a expectativa de vida de quem fuma. Inclusive, o tabagismo reduz tanto os anos vividos saudavelmente quanto a expectativa total de vida. Ou seja, você não somente viverá menos tempo, como também passará mais anos sofrendo de alguma doença. 

 

Além de colocar em risco a saúde da sua boca

Fumar cigarro é extremamente prejudicial para sua saúde bucal. A nicotina presente no cigarro acaba por reduzir a circulação sanguínea nas gengivas e isso favorece o surgimento de infecções na boca.

Assim, o hábito de fumar aumenta o risco de doenças como gengivite, mau hálito e placa bacteriana. Também é comprovado que fumantes têm um risco maior de desenvolver câncer de boca, língua e garganta.

 

E trazer riscos para a gravidez

Mulheres que fumam podem achar mais difícil engravidar do que aquelas que não fumam. Por outro lado, também existem efeitos nocivos após a concepção. O consumo de nicotina durante a gravidez pode causar complicações na gestação. Assim, aumentando o risco de aborto espontâneo, gravidez ectópica, ter um bebê prematuro e/ou com baixo peso. 

 

Afetar a saúde dos familiares também é um dos malefícios do cigarro

Você sabia que o tabagismo não afeta apenas o fumante, mas também seus familiares? A fumaça do cigarro é extremamente prejudicial para a saúde e pode causar danos a pessoas que estão próximas ao fumante. Conhecido como tabagismo passivo, esse tipo de exposição tem cada vez mais se tornado um problema de saúde pública.

Os malefícios do cigarro para fumantes passivos dependem da idade. Em bebês, há um risco maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente. Esses casos são conhecidos como Síndrome da Morte Súbita Infantil. Existe, ainda, maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade.

Já crianças tendem a sofrer com resfriados e infecções do ouvido médio com maior frequência. Elas também podem ter doenças respiratórias, como pneumonia, bronquites e intensificação da asma.

Por sua vez, adultos não fumantes têm maior risco de desenvolver doenças por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça.

 

Por que o cigarro vicia?

Leva apenas um cigarro para você ficar viciado. Assim, considera-se que um dos principais malefícios do cigarro é justamente o vício. A nicotina causa uma intoxicação rápida e prazerosa, o que faz com que o organismo desenvolva tolerância e necessite de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito.

Além disso, o hábito de fumar se torna um vício mental, pois acaba por se tornar um vínculo emocional entre o fumante e cigarros. Isso porque o tabaco também acaba por influenciar na liberação de determinadas substâncias químicas no cérebro. 

Essas substâncias são neurotransmissores que proporcionam uma sensação de bem-estar. Assim, auxiliam a reduzir as sensações de ansiedade e estresse, mas infelizmente essa relação traz consequências à saúde da pessoa.

Os primeiros efeitos da síndrome de abstinência aparecem assim que deixamos de absorver a nicotina. Mau humor, menor capacidade de concentração, irritabilidade e ansiedade frequentemente ocorrem. A consequência disso é continuar fumando para não lidar com esses sintomas.

 

Agende uma consulta com o Dr. Ramiro Sienra!

Ninguém ignora os malefícios do cigarro. Ainda assim, muitas pessoas acham extremamente difícil se livrar do perigoso hábito de fumar. Inclusive, apesar de todas as informações e campanhas, hoje no Brasil cerca de 9,1% da população é fumante.

Qualquer que seja o seu caso, se você é um fumante atual ou ex-fumante, é importante consultar um pneumologista para realizar um check-up regularmente. Dessa forma, é possível avaliar a saúde do seu sistema respiratório.

Portanto, agora que você já sabe os malefícios do cigarro, é importante passar pela avaliação de um médico. O Dr. Ramiro Sienra é um pneumologista especializado que prioriza o bem-estar de cada paciente e tem a missão de oferecer os melhores cuidados à sua saúde. Agende a sua consulta agora mesmo!

Homem segurando um cigarro e tossindo, sofrendo com os malefícios do cigarro

Existem muitos fumantes em todo o mundo. Não é novidade para eles ou qualquer outra pessoa que esse hábito pode ser prejudicial. Contudo, quais são os reais malefícios do cigarro?

Falar sobre esse assunto se faz cada vez mais importante. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cigarro é responsável por cerca de 8 milhões de mortes ao ano

A sua fumaça contém mais de quatro mil compostos nocivos, dos quais mais de trinta são altamente perigosos. Apesar dos números chocantes, há muitas pessoas que continuam a fumar todos os dias.

Inclusive, durante muito tempo, o tabagismo foi considerado um passatempo universal. Todos os tipos de eventos sociais ou esportivos estavam associados a esse hábito pouco saudável.

Portanto, é válido enfatizar as consequências nefastas que o fumo tem para a saúde. Então, como é que o tabaco afeta o nosso organismo? No artigo de hoje você vai conferir os malefícios do cigarro. Continue a leitura!

 

Malefícios do cigarro: como o tabagismo afeta a nossa saúde?

Várias pessoas que fumam costumam alegar que o tabagismo não é “tão ruim”. Até mesmo usam de parâmetro alguém que fumou durante muitos anos e acabou falecendo de complicações não relacionadas aos malefícios do cigarro. 

No entanto, não podemos nos basear em casos raros e que fogem das estatísticas. A própria OMS considera o tabagismo como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Então, não há como contornar isso. Fumar é ruim para sua saúde e de todos ao seu redor.  Inclusive, o cigarro é uma das drogas mais nocivas à saúde que existem. Ele pode danificar quase todos os órgãos do corpo, causar muitas doenças e reduzir o bem-estar geral dos fumantes. 

A luta contra o tabaco é, portanto, uma prioridade de saúde pública e também uma importante questão social. Pensando nisso, confira a seguir alguns dos principais malefícios do cigarro:

 

O cigarro pode causar câncer

Poucas substâncias são tão associadas ao surgimento de cânceres do que o cigarro. Por exemplo, o tabagismo aumenta em até 40 vezes o risco de desenvolver câncer de pulmão.

Isso acontece porque o cigarro contém substâncias cancerígenas. Elas são absorvidas pelo organismo e direcionadas para a corrente sanguínea. Ali, elas se espalham por todo o corpo.

Fumantes também têm maior risco de recorrência na doença, assim como é maior a chance de mortalidade em casos mais graves e complicados. 

Além do pulmão, outro dos malefícios do cigarro é que o uso do tabaco também pode afetar o esôfago, a laringe, a garganta e a boca, bem como outros órgãos e partes do corpo.

 

Doenças pulmonares

Juntamente com o câncer, os problemas respiratórios são as consequências mais comuns do tabagismo. É comum ver que os fumantes perdem a capacidade pulmonar. Também são mais propensos a sofrer com doenças que reduzem a qualidade de vida e podem até levar à morte.

Como é o caso, por exemplo, de:

  • Bronquite crônica;
  • Asma;
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
  • Enfisema pulmonar;
  • Pneumonia. 

Além disso, os filhos de fumantes estão mais sujeitos a ter asma e outras doenças respiratórias.

Por esses motivos, é importante procurar um médico pneumologista para diagnosticar qualquer sintoma precocemente e tratar o quanto antes possível. Desse modo, evitando complicações no futuro.

 

Problemas cardiovasculares

Entre os malefícios do cigarro, é importante também falar sobre o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque o tabagismo envenena o sangue e danifica as artérias. Assim, promove coágulos sanguíneos e enfraquece as paredes dos vasos sanguíneos no cérebro. 

Como resultado, aumenta o risco de ter infarto, derrame, doença arterial coronariana e até mesmo de morrer prematuramente.

 

Problemas de pele 

Os efeitos negativos do tabaco incluem problemas de pele. Afinal, as substâncias contidas no cigarro causam a degradação das fibras elásticas da cútis, o que favorece o aparecimento de rugas. Também faz com que a pele perca a luminosidade e fique com uma cor acinzentada.

Além disso, outros malefícios do cigarro para a pele incluem olheiras marcadas, imperfeições, tez ressecada e perda de firmeza. Desse modo, revela os sinais do envelhecimento.

Sim, o tabaco é o principal culpado do envelhecimento precoce da derme. Juntamente com o sol, tem um efeito fototóxico na pele que leva à degradação do colágeno e, portanto, à perda de elasticidade.

 

Maior propensão a outros problemas de saúde e doenças

Uma taxa mais alta de suscetibilidade a certas doenças, como úlceras estomacais, foi encontrada em fumantes. Da mesma forma, também há menos imunidade a doenças infecciosas.

Em quem fuma, a cicatrização após uma lesão é mais complicada. Além disso, muitos dos componentes presentes no tabaco são extremamente tóxicos e podem levar a outras doenças crônicas graves. 

Ainda há uma maior probabilidade de sofrer com problemas de fluxo sanguíneo nas pernas e, no caso dos homens, no pênis, o que causa problemas de ereção. 

 

Consequências emocionais relacionadas aos efeitos negativos do tabaco na saúde

Levando em consideração todos os efeitos adversos causados ​​pelo tabaco, os efeitos físicos nocivos afetam as emoções e vice-versa. Assim, uma pessoa que sofre com os malefícios do cigarro, provavelmente sofrerá alterações em seu humor e tentará fazer mudanças em relação ao seu vício. 

Mas não é necessário sofrer de uma doença específica. Você pode experimentar alterações físicas causadas pelo uso do tabaco. Como, por exemplo, perceber menor capacidade ou maior cansaço até nas atividades do dia a dia, o que costuma causar frustração e tristeza.

Em sentido contrário, sofrer um acontecimento traumático gera um estado emocional que induz a um maior consumo de tabaco. Ou mesmo voltar a fumar naqueles que pararam. Qualquer que seja o caso, é válido ressaltar que o uso do tabaco:

 

Aumenta a probabilidade de depressão

É um equívoco pensar que o tabaco está diretamente relacionado a um melhor estado de espírito. Na verdade, fumar aumenta o risco de sofrer de depressão. 

O que acontece é que fumar em situações estressantes “acalma” os efeitos da síndrome de abstinência que causa o vício. Ou seja, não existe uma relação direta entre fumar e melhorar o seu humor.

 

Causa a sensação de perda de controle

Muitos fumantes sentem uma certa privação da liberdade, no sentido da perda do controle de si que isso implica um vício na vida. Seu equilíbrio interior pode ser afetado por não conseguir se controlar quando sentir vontade de fumar um cigarro.

 

Aumenta o sentimento de rejeição

Alguns fumantes se sentem rejeitados em determinadas situações. Por exemplo, ir a casa de um amigo e não poder fumar lá dentro ou encontrar complicações na procura de um apartamento para dividir, porque não fumar é um requisito.

 

O tabagismo ainda reduz a expectativa de vida

Muitas pessoas desconhecem este fato. Mas, no Brasil, o tabagismo é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano. Não se trata apenas das doenças consideradas clássicas associadas ao cigarro, como câncer de pulmão, mas também de outras condições como cardiopatias e úlcera gástrica, por exemplo.

Isso porque fumar não só acelera o envelhecimento da pele como também reduz a expectativa de vida de quem fuma. Inclusive, o tabagismo reduz tanto os anos vividos saudavelmente quanto a expectativa total de vida. Ou seja, você não somente viverá menos tempo, como também passará mais anos sofrendo de alguma doença. 

 

Além de colocar em risco a saúde da sua boca

Fumar cigarro é extremamente prejudicial para sua saúde bucal. A nicotina presente no cigarro acaba por reduzir a circulação sanguínea nas gengivas e isso favorece o surgimento de infecções na boca.

Assim, o hábito de fumar aumenta o risco de doenças como gengivite, mau hálito e placa bacteriana. Também é comprovado que fumantes têm um risco maior de desenvolver câncer de boca, língua e garganta.

 

E trazer riscos para a gravidez

Mulheres que fumam podem achar mais difícil engravidar do que aquelas que não fumam. Por outro lado, também existem efeitos nocivos após a concepção. O consumo de nicotina durante a gravidez pode causar complicações na gestação. Assim, aumentando o risco de aborto espontâneo, gravidez ectópica, ter um bebê prematuro e/ou com baixo peso. 

 

Afetar a saúde dos familiares também é um dos malefícios do cigarro

Você sabia que o tabagismo não afeta apenas o fumante, mas também seus familiares? A fumaça do cigarro é extremamente prejudicial para a saúde e pode causar danos a pessoas que estão próximas ao fumante. Conhecido como tabagismo passivo, esse tipo de exposição tem cada vez mais se tornado um problema de saúde pública.

Os malefícios do cigarro para fumantes passivos dependem da idade. Em bebês, há um risco maior de morrerem subitamente sem uma causa aparente. Esses casos são conhecidos como Síndrome da Morte Súbita Infantil. Existe, ainda, maior risco de doenças pulmonares até 1 ano de idade.

Já crianças tendem a sofrer com resfriados e infecções do ouvido médio com maior frequência. Elas também podem ter doenças respiratórias, como pneumonia, bronquites e intensificação da asma.

Por sua vez, adultos não fumantes têm maior risco de desenvolver doenças por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça.

 

Por que o cigarro vicia?

Leva apenas um cigarro para você ficar viciado. Assim, considera-se que um dos principais malefícios do cigarro é justamente o vício. A nicotina causa uma intoxicação rápida e prazerosa, o que faz com que o organismo desenvolva tolerância e necessite de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito.

Além disso, o hábito de fumar se torna um vício mental, pois acaba por se tornar um vínculo emocional entre o fumante e cigarros. Isso porque o tabaco também acaba por influenciar na liberação de determinadas substâncias químicas no cérebro. 

Essas substâncias são neurotransmissores que proporcionam uma sensação de bem-estar. Assim, auxiliam a reduzir as sensações de ansiedade e estresse, mas infelizmente essa relação traz consequências à saúde da pessoa.

Os primeiros efeitos da síndrome de abstinência aparecem assim que deixamos de absorver a nicotina. Mau humor, menor capacidade de concentração, irritabilidade e ansiedade frequentemente ocorrem. A consequência disso é continuar fumando para não lidar com esses sintomas.

 

Agende uma consulta com o Dr. Ramiro Sienra!

Ninguém ignora os malefícios do cigarro. Ainda assim, muitas pessoas acham extremamente difícil se livrar do perigoso hábito de fumar. Inclusive, apesar de todas as informações e campanhas, hoje no Brasil cerca de 9,1% da população é fumante.

Qualquer que seja o seu caso, se você é um fumante atual ou ex-fumante, é importante consultar um pneumologista para realizar um check-up regularmente. Dessa forma, é possível avaliar a saúde do seu sistema respiratório.

Portanto, agora que você já sabe os malefícios do cigarro, é importante passar pela avaliação de um médico. O Dr. Ramiro Sienra é um pneumologista especializado que prioriza o bem-estar de cada paciente e tem a missão de oferecer os melhores cuidados à sua saúde. Agende a sua consulta agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *