A pneumonia é uma entidade infecciosa potencialmente que pode vir com dores nas costas; mas isso é incomum. As dores torácicas (e nas costas) geralmente são de cunho osteomuscular.
Existem formas de tentar diferenciar uma situação da outra. Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre qual a relação entre pneumonia e dor nas costas. Boa leitura!
Os sintomas clássicos de pneumonia são:
Apenas uma minoria dos casos de pneumonia pode ter dor nas costas associada.
A pneumonia e dor nas costas podem ocorrer em uma minoria dos casos em que há acometimento da periferia do pulmão, próximo às pleuras (a pele que recobre os pulmões). Além desse cenário, uma outra complicação da pneumonia pode gerar dor: o derrame pleural para pneumônico.
Sim, a pneumonia e dor nas costas não são as causas mais comuns, mas sim alterações osteomusculares. Em outras palavras, são problemas de ergonomia, adoção de posturas erradas ao sentar ou deitar, passar muito tempo deitado em sofás ou poltronas ou colchões de camas demasiadamente macios ou antigos.
É muito comum quando pessoas têm gripes e resfriados, ficarem mais tempo sentadas ou deitadas, por isso ficam com dores nas costas por questões posturais.
Uma avaliação médica, uma radiografia de tórax simples e alguns exames de sangue podem ajudar a excluir uma pneumonia e dor nas costas simples.
Porém, uma ferramenta útil para auxiliar se há algo de errado no pulmão é saber se há sintomas associados.
Em casos em que há pneumonia ou outras complicações pulmonares, há sintomas como emagrecimento, febre, tosse com catarro, tosse com sangue, sibilância (chiado), falta de ar e também dor no peito.
Porém, na ausência desses sintomas, é menos provável que seja do pulmão. Outros elementos que aumentam a probabilidade de ser muscular é a dor piorar ao realizar rotação do tronco, movimentação dos braços, agachar, sentar ou levantar.
Outras causas de dores torácicas podem incluir outras patologias pulmonares (câncer de pulmão, tuberculose, fibrose pulmonar, embolia pulmonar, etc) e também patologias não pulmonares, como infarto/angina, doenças esofágicas ou hepáticas.
O tratamento da pneumonia e dor nas costas baseia-se no reconhecimento da causa e no tratamento correto.
A pneumonia é tratada com antibióticos e monitorização e tratamento de complicações, como abscesso pulmonar, derrame pleural e insuficiência respiratória.
As dores osteomusculares são tratadas reconhecendo a postura errada, prescrição de anti-inflamatórios, relaxante muscular, compressas de água e fisioterapia.
Mantenha-se sempre informado sobre a saúde pulmonar e converse com um médico especialista ao suspeitar de pneumonia e dor nas costas.
Precisa agendar sua consulta? Entre em contato com o Dr. Ramiro Sienra